Porto de Itajaí é reaberto para movimentação de contêineres
O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, recebeu uma importante notícia no dia 04 de outubro, quando a Receita Federal autorizou o alfandegamento do terminal à JBS/Seara. Essa medida permite que navios de contêineres voltem a atracar nos dois berços da área de concessão, marcando um passo crucial para a retomada das operações no terminal portuário.
Apesar da autorização, ela ainda precisar ser oficializada com a publicação no Diário Oficial, a empresa já foi notificada e está preparada para iniciar as operações. O aval concedido possibilita que o Porto de Itajaí volte a operar plenamente, recebendo cargueiros de longo curso e restabelecendo o fluxo logístico de importação e exportação na região.
O processo de alfandegamento do Porto de Itajaí teve início em maio deste ano, após a nova operadora, JBS/Seara, assumir a área concedida. Para preparar o terminal para a reabertura, a empresa investiu mais de US$ 30 milhões em melhorias de infraestrutura e modernização, garantindo que o porto estivesse apto para retomar a movimentação de contêineres, que é o principal tipo de carga para os terminais portuários.
Ela assumiu o contrato de concessão temporária que anteriormente pertencia à empresa paulista Mada Araújo, vencedora da licitação para movimentação de contêineres, mas que não conseguiu avançar com as operações. As negociações para a transferência do contrato passaram por Brasília.
Retomada das Operações
Com o alfandegamento aprovado, a expectativa é que as operações com contêineres sejam retomadas no Porto de Itajaí já a partir da próxima semana. A JBS/Seara possui cinco linhas de navios com contrato para operar no terminal, que estavam aguardando a conclusão do processo para atracar regularmente. A reabertura do porto representa um marco significativo para o setor logístico da região, que estava sem movimentação regular de contêineres desde o final de 2022.
Importância do Porto de Itajaí para a Logística
O Porto de Itajaí é um dos mais importantes do país e possui quatro berços de atracação: dois públicos, que são utilizados para operações de carga geral, como veículos e bobinas de aço, e dois concedidos à iniciativa privada, especificamente para a movimentação de contêineres. A retomada das operações com contêineres é considerada estratégica para o terminal, uma vez que esse tipo de carga é o "filé" do setor portuário, gerando maior valor agregado e movimentando a economia local e nacional.
A reabertura do Porto de Itajaí para contêineres trará impactos positivos tanto para a economia regional quanto para o setor portuário como um todo. A retomada das operações vai gerar novos empregos, dinamizar o comércio exterior e aumentar a competitividade logística do Brasil. Além disso, com a infraestrutura modernizada e a gestão privada da JBS/Seara, o porto está preparado para atender a uma demanda crescente por serviços de importação e exportação, consolidando-se como um ponto estratégico para o comércio internacional.
A autorização da Receita Federal para o alfandegamento representa o início de uma nova fase para o Porto de Itajaí, marcando o retorno das operações de contêineres e o fortalecimento do setor portuário no sul do Brasil.